terça-feira, 30 de março de 2010

Teste do LHC

Se você sabe o que é o LHC, pode pular 6 parágrafos.
Se você não sabe o que é parágrafo... tsc tsc tsc.
Se você não sabe o que é o LHC, continue nesse parágrafo abaixo.

LHC, acrônimo de (se sabia o que era parágrafo, suponho que você deva saber o que é um acrônimo) Large Hadron Collider (grande colisor de hádrons) é o maior acelerador de partículas do mundo, localizado no CERN.
Sua forma é circular, com um perímetro de 27 quilômetros. Está localizado à 100 metros debaixo da terra, na fronteira da França com a Suíça.
















Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons, e não entre pósitrons e elétrons, entre prótons e antiprótons, ou entre elétrons e prótons. O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem 7 TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois os fará colidir em quatro pontos distintos. A luminosidade nominal instantânea é 1034 cm−2s−1, a que corresponde uma luminosidade integrada igual a 100 fb−1 por ano. Com esta energia e luminosidade espera-se observar o bóson de Higgs e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.

Quem quiser mais detalhes, clique AQUI.

















Sua construção e entrada em funcionamento foi alvo de um filme da BBC sobre um possível fim do mundo, e tem gerado uma enorme polêmica na Europa.


Explicando bem rápido pra quem nem leu o texto acima, o bagulho vai criar um micro buraco negro e os cientistas vão estudar isso.














Pra quem não está sabendo, o LHC ficou parado para manutenção desde novembro de 2009 e vai entrar em funcionamento por esses dias (não disseram quando), mas pra que a população mundial possa assistir a inauguração, colocaram 2 webcams ligadas 24 horas lá.

Lembrando que o teste pode começar a qualquer momento.

Clique no link abaixo para quem sabe conseguir assistir, e depois comente sobre.

Large Hadron Collider
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Carlinha Souto disse...

ahh nem me assustei...

Nilton disse...

Isso de o mundo acabar num buraco negro é bobag-

Unknown disse...

sei nao mas tenho medo desse bicho